A ALOPÉCIA


O QUE É?
  # A Alopécia é uma condição caracterizada por perda de cabelos ou de pêlos.

  # A perda de cabelo/pêlos pode desenvolver-se por todo o couro cabeludo e até todo o corpo, incluindo sobrancelhas, pestanas, barba, axilas, pêlos púbicos ou qualquer outra área pilosa.

  # O ciclo biológico normal do cabelo é dividido em três fases:
    - Crescimento (Anágena)
    - Repouso (Catágena)
    - Queda (Telógena)

  # No ser humano, cada cabelo está numa fase independente pois, se todos estivessem na mesma fase, a cada final de um ciclo de crescimento haveria uma perda total de cabelo, até ao começo de um novo ciclo. --> No caso da Alopécia, ocorre uma anomalia no ciclo que leva a que certas áreas (ou mesmo a totalidade) estagnem na fase telógena.



CAUSAS:
  # Entre as possíveis causas do distúrbio, estão factores genéticos e imunológicos.

  # Há quem afirme que o risco de desenvolver esta doença é particularmente mais elevado em pessoas com asma, rinite alérgica, doenças de tiróide, vitiligo, anemia perniciosa e síndrome de Down. No entanto, não existem dados suficientes que o comprovem.



SINTOMAS:
  # A perda de cabelo é assintomática, mas há casos em que o prurido precede o aparecimento das peladas.



DIAGNÓSTICO:
  # O médico pode estabelecer o diagnóstico:
    - Com base nos sintomas
    - Fazendo uma biópsia ao couro cabeludo (para perceber quais as causas)
    - Puxando alguns cabelos perto da zona calva (verificar se caem facilmente, procurar anormalidades estruturais na raiz, etc).

  # Um teste simples ajuda a identificar casos de Alopécia e a diferenciá-los de outros tipos de queda de cabelo, embora não seja algo linear: puxar com delicadeza um tufo de cerca de 60 fios de cabelos situados à volta da zona calva --> O teste é considerado positivo quando pelo menos 6 fios são arrancados pela raiz.



TRATAMENTO:
  # Cremes de cortisona

  # Soluções injectáveis de cortisona

  # Tópicos de Minoxidil

  # Imunoterapia

  # Entre outros.



DURAÇÃO:
  # O percurso da doença é extremamente variável: Durante a vida podem ocorrer diversos episódios de queda, seguidos de recuperação parcial ou total do cabelo perdido. No entanto, a queda também pode ser irreversível.

  # A duração do tratamento vai depender da resposta de cada paciente ao mesmo.



ESTATÍSTICAS E CURIOSIDADES:
  # Num ciclo biológico normal, cerca de 80% dos cabelos está na fase de crescimento (Anágena), quase 20% na fase de Queda (Telógena) e apenas uma quantidade muito residual na fase de repouso(Catágena).

  # A perda diária de cabelos é bastante variável de pessoa para pessoa. No entanto, é considerada normal uma perda de até 100 fios por dia.

  # Cerca de 10% a 42% dos pacientes com Alopécia têm outras pessoas na família com o mesmo problema.

  # Cerca de 7% a 10% dos pacientes tendem a desenvolver formas graves de Alopécia.

  # Quando a Alopécia areata se manifesta antes dos dois anos de idade há maior propensão para que esta evolua para Alopécia totalis.

  # Quando o cabelo volta a crescer, geralmente é claro e fino, mas tende a voltar a adquirir a cor e consistência normais.

  # Procure o dermatologista se surgirem áreas do couro cabeludo que manifestem perda de cabelos ou se notar falta de pêlos em algumas partes do corpo.



CONSEQUÊNCIAS:
  # Qualquer alteração que afecte o cabelo de uma pessoa e altere a sua aparência física tende a ter um enorme impacto sobre a sua auto-estima e a sua personalidade.

  # A perda de cabelo pode portanto ter graves consequências emocionais, tanto para homens como para mulheres.



RECOMENDAÇÕES:
  # Um diagnóstico seguido de tratamento precoce é muito importante para reverter situações de Alopécia.

  # Aceite ajuda psicológica caso a Alopécia esteja a prejudicar a sua auto-estima e/ou qualidade de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário